Capítulo 4 - A Família do Céu e da Terra

O FIO DA MEADA
O I Ching do Caminho do Céu
₢ 1997

Janine Milward


Capítulo IV


A Família do Céu e da Terra


Doação de Linhas Yang e Yin advindas de Ch’ien, o Céu, e de K’un, A Terra, - devidamente ocupando as posições de limites do andamento do Sol e da Lua, o norte do inverno e o sul, do verão - para a formação da Família do Céu e da Terra.

Os Pontos Cardeais são formalizados, então, sendo doadas as posições de leste para o Sol, e de oeste, para a Lua. Nascem, dessa maneira, Li, o Sol, e K’an, a Lua, os filhos-do-meio.

Para ocupar as demais posições dentro da orientação planetária, Céu e Terra continuam suas doações de linhas para fazerem nascer os filhos-mais-velhos, Sun, o Vento, a Madeira, e Chen, o Trovão; e finalmente, os filhos-mais-jovens, Ken, a Montanha, e Tui, o Lago.


O momento de percepção da natureza como um todo em sua relação Céu e Terra é o momento em que faz nascer a Mente Planetária, o Homem. Nesse momento, Céu e Terra são emprenhados por esse Homem, dando vida, então, aos seus chamados Filhos do Meio. Esses Filhos do Meio são representativos e imajam os filhos diretos do Céu e da Terra, ou seja, nosso Sol e nossa Lua :

O Fogo, Li, O Sol, é considerada a filha do meio pois, sendo filha direta de seu pai, Ch’ien, O Céu, recebe de sua mãe, K’un, A Terra, a linha Yin no centro, o lugar do Homem
_____
__ __
_____

A Água, Kan, A Lua, é considerado o filho do meio pois, sendo filho direto de sua mãe, K’un, A Terra, recebe de seu pai, Ch’ien, O Céu, a linha Yang no centro, o lugar do Homem
__ __
_____
__ __

A partir de então, com o surgimento dos Filhos do Meio, também surgiu a introdução dos outros dois pontos cardeais essenciais, ou seja, o leste, com a primavera e oeste com o outono: .Li, o Fogo, O Sol, O Aderir, O Espírito, tomou seu lugar no leste e K´an , A Água, A Lua, O Abismal, A Alma, tomou seu lugar no oeste.

Assim, primordialmente essa formação era compreendida como o Mapa do Mundo da Não-Manifestação ou Mapa do Rio Amarelo do Céu Anterior, trazendo consigo, através do trajeto aparente do Sol – o Rio Amarelo - os arquétipos primordiais do Grande Pai Cósmico, da Grande Mãe Cósmica, do Pai Sol e da Mãe Lua!

Estando bem estruturados os quatro pontos cardeais da Terra, os sábios chineses da antigüidade passaram a perceber, a intuir, os arquétipos que formariam os semi-pontos, ou seja, os pontos de referência entre os quatro fundamentais.

Nesse momento, o caos dá lugar à forma concretizada, ou seja: o Mundo da Não-Manifestação estrutura o Mundo da Manifestação. É então criada o restante da Família do Céu e da Terra, trazendo à luz os Filhos Mais Velhos e os Filhos Mais Jovens.


..............(a continuidade deste Capítulo encontra-se no Primeiro Volume de O Fio da Meada)............

O Bambú

O Bambú
O bambú verga... dificilmente quebra: assim devemos nos conduzir