Capítulo 6 - Desvendando os Segredos

O FIO DA MEADA
O I Ching do Caminho do Céu
1997

Janine Milward


Capítulo VI



Desvendando os Segredos


Trigramas e Hexagramas
Trigrama Primordial ou Trigrama da Terra ou Trigrama Interior ou Trigrama Inferior
Trigrama Visitante ou Trigrama do Céu ou Trigrama Exterior ou Trigrama Superior
Trigrama: Linha da Terra, do Homem, do Céu
Hexagrama: Linhas da Terra, do Homem, do Céu
Linhas da Terra: O Tesouro do Espírito da Terra e do Céu
Linhas do Homem: O Homem a se sagrar e o Homem Sagrado
Linhas do Céu: O Princípio Primordial da Terra e do Céu

O Homem e o Hexagrama Nuclear
Linhas do Homem e a formação do Hexagrama Nuclear
Aprendendo a Extrair o Hexagrama Nuclear do Hexagrama Original



Trigramas e Hexagramas


Todos os Trigramas Primordiais da Família do Céu e da Terra conversam entre si e fusionam suas imagens, revelando novas imagens e as verdades do universo.

Cada Hexagrama traz em si a essência do Trigrama Primordial que dá sustentação a outro Trigrama que venha lhe visitar. E por ser a qualidade do Hexagrama sempre dupla, ou seja, Trigrama visitante sobre o Trigrama Primordial, teremos então o Trigrama inferior que designa a Terra (portanto Trigrama da Terra) e Trigrama superior que designa o Céu (portanto Trigrama do Céu). Também esses Trigramas podem ser nomeados de Trigrama Interior e Trigrama Exterior.

Tanto no Trigrama da Terra, como no Trigrama do Céu, cada um encerra em si mesmo as três linhas indicativas, sempre de baixo para cima, das linhas da Terra, do Homem e do Céu.

Trigrama do Céu

Céu _______
Homem _______ 
Terra _______

Trigrama da Terra

Céu _______
Homem _______ 
Terra _______

No Hexagrama como um todo, as duas primeiras linhas também podem ser consideradas como Linhas da Terra, as duas do meio como Linhas do Homem e as duas últimas como Linhas do Céu.

_______ Céu _______ Céu
_______ Homem _______ Homem
_______ Terra_______ Terra

Dessa maneira, dentro dos Trigramas primordiais e visitantes, vemos o Homem ocupando as duas linhas centrais, uma em cada Trigrama. E dentro do Hexagrama como um todo, vemos o Homem ocupando as duas linhas centrais.

Assim, o Homem ocupa quatro linhas dentro do I Ching, sendo que a primeira linha lhe serve como base de sustentação - o princípio do princípio - e a sexta e última linha lhe serve como cobertura - o final do final..... que certamente reverterá em um novo Hexagrama e um novo princípio.

A primeira linha demonstra o surgimento do Homem no Planeta, na encarnação. Ao longo de sua vida, o Homem vai tecendo em Trama e Urdidura todos os possíveis encontros entre a Família do Céu e da Terra até que, finalmente, esse Homem pode alcançar a sexta linha já na qualidade de Mestre (que é a essência da sexta linha).

O Homem e o Hexagrama Nuclear

.................................................... (a continuidade deste Capítulo encontra-se no original Primeiro Volume de O Fio da Meada)...............

O Bambú

O Bambú
O bambú verga... dificilmente quebra: assim devemos nos conduzir