Capítulo 11 - Considerações sobre a Formação dos 64 Hexagramas

O FIO DA MEADA
O I Ching do Caminho do Céu
1997
Janine Milward


Capítulo XI


Considerações sobre a formação dos 64 Hexagramas
sendo tecidos pelos encontros realizados entre
Terra, Montanha, Agua, Vento, Trovão, Fogo, Lago e Céu.


I Ching do Mundo da Manifestação

Tendo visto todo o emaranhado de situações que o I Ching, o Livro das Mutações, nos apresenta, estamos agora diante da longa realidade de todos os Encontros entre os Trigramas, formando os Hexagramas que caracterizam a individualidade de cada membro dessa Família do Céu e da Terra - dentro da repetição dos Trigramas - e formando os demais 72 Hexagramas que retratam a inter-ação do Homem com o Céu e com a Terra - dentro da ação estruturadora de cada Trigrama recebendo a visita dos demais familiares.

Dentro do I Ching do Mundo da Manifestação - que é aquele que normalmente encontramos nas Livrarias -, vamos ver o começo do Livro das Mutações acontecendo através a figura do Sublime Yin morando nas Seis Linhas do Hexagrama, e assim formando Ch’ien, o Céu, O Pai, O Criativo. Depois, encontraremos a figura do Sublime Yin morando nas Seis Linhas do Hexagrama, e assim formando K’un, A Terra, A Mãe, O Receptivo. Esses são então considerados os Hexagramas Um e Dois.

Os demais Hexagramas vão seguindo, sempre acontecendo através a inversão de suas imagens estruturadas em suas Linhas. Finalmente, o I Ching do Mundo da Manifestação, termina com os representantes mais diretos do Pai e da Mãe - O Fogo e A Água - formando entre si, sempre em inversão das imagens estruturadas nas Linhas, os Hexagramas Após a Conclusão, de número 63, e Antes da Conclusão, de número 64.

......... para que tudo possa recomeçar a partir dos Hexagramas 1 e 2, O Criativo e O Receptivo.


I Ching do Caminho do Céu ou Mundo da Não-Manifestação

No I Ching do Caminho do Céu, porém, é seguido o conceito do Mundo da Não-Manifestação, ou seja, ainda tudo deverá ser manifestado... ainda tudo deverá ser realmente criado. Essa criação acontecerá entre o Pai, O Criativo, sempre doando sua linha contínua de vida infinita e iluminada e mente infinita e iluminada; e a Mãe, O Receptivo, sempre doando suas linhas vazadas, a multiplicidade da forma da Criação!

Sendo assim, tudo começará a partir da formação dessa multiplicidade da Criação, advindo de K’un, A Mãe, A Terra, O Receptivo, o Sublime Yin... até finalmente encontrar Ch’ien, o Pai, O Criativo, O Céu, o Sublime Yang.

Considerações sobre K’un, A Terra

K’un, A Terra, O Vazio, é ela própria O Fio da Meada, que, através do Espaço, encontra-se com Ch’ien, O Céu, O Criativo, através do Tempo.

O fio da Urdidura - o Espaço - junto com o Tempo - a Trama - vai tecendo, assim, todo o Universo...

Sendo o Espaço finito e o Tempo infinito, ambos encontram-se em um breve momento de Luz e Não-Luz....e depois retornam.
"O céu é constante, a terra é duradoura
O que permite a constância do céu e da terra
é o não criar para si
Por isso são constantes e duradouros"
Tao Te Ching, Capítulo 7

"O retorno é o movimento do Caminho
A humildade é a atuação do Caminho
Os seres sob o céu nascem da existência
E a existência nasce da não-existência"
Tao Te Ching, Capítulo 40

Com o surgimento dos Filhos e Filhas do Céu e da Terra, a Trama vai sendo tecida pela Urdidura, ponto após ponto, passo a passo, Hexagrama a Hexagrama, numa longa jornada a Caminho do Céu.
"O Caminho é o Vazio
E seu uso jamais o esgota"
Tao Te Ching, Capítulo 4




Encontros de K’un, A Terra, com seus Filhos e com Ch’ien, O Céu


Em seu primeiro encontro, K’un, A Terra , A Mãe, O Vazio, O Receptivo, A Não-Luz, O Abranger, O Devocional, A Perseverança, O Obscuro, recebe a Si Mesma, formando o Hexagrama K’un, O Receptivo

___ ___
___ ___
___ ___ Trigrama do Céu em K'un, A Terra
___ ___
___ ___
___ ___ Trigrama da Terra em K'un, A Terra

Quando K'un, A Terra, inicia seu Caminho do Céu recebendo a si mesma, também faz desenrolar o Fio da Meada, ou seja, a partir deste momento, o Vazio dá berço à Criação e todos os Hexagramas - os 62 restantes perfazendo a totalidade dos encontros entre Mãe, Pai e Filhos - até a realização final que é o encontro do Ch'ien, O Céu, O Criativo, consigo mesmo, finalizando, dessa forma, O Caminho do Céu e dando início ao retorno ou Caminho da Terra.

............................................

Em seu segundo encontro, K'un, A Terra, A Mãe, O Vazio, recebe Ken, A Montanha, A Quietude, O Mestre, O Filho mais Jovem, e ambos formam o Hexagrama Po, Desintegração.


............... (a continuidade deste Capítulo encontra-se no Primeiro Volume de O Fio da Meada).........

O Bambú

O Bambú
O bambú verga... dificilmente quebra: assim devemos nos conduzir